Genograma – O Diagrama da Família
O diagrama da família, desenvolvido por Murray Bowen, simboliza um organismo vivo, o sistema familiar multigeracional emocional. Mais do que qualquer outro símbolo, o diagrama anuncia a necessidade de mudança de paradigmas, ir além de um modelo de causa-e-efeito individual a um com várias pessoas, o modelo de sistemas para a compreensão do comportamento humano. O diagrama representa muito mais do que a genealogia, que representa as conexões emocionais profundas entre as gerações. As pessoas nascem e morrem, mas o passado da família vive no presente.
Os Genogramas são lidos em ordem cronológica, da esquerda para a direita: o filho mais velho de uma família mais distante aparece à esquerda. Os homens são representados por quadrados, as mulheres por círculos. Quando as informações sobre a vida de uma pessoa é coletada, adicionadas ao diagrama básico e, sobre ela se faz uma reflexão, a vida adquire um novo entendimento e um novo significado.
André,
Realmente é este um tema muito interessante. Nossas famílias são repletas de informações e impressões que nos influenciam a vida toda…Eu gostaria de conhecer mais este tema. Teria uma indicação de livros que pudesse me passar? Você trabalha com famílias?
Christina Lúcia