A Família como Sistema

Genograma – O Diagrama da Família

Murray BowenO diagrama da família, desenvolvido por Murray Bowen, simboliza um organismo vivo, o sistema familiar multigeracional emocional. Mais do que qualquer outro símbolo, o diagrama anuncia a necessidade de mudança de paradigmas, ir além de um modelo de causa-e-efeito individual a um com várias pessoas, o modelo de sistemas para a compreensão do comportamento humano. O diagrama representa muito mais do que a genealogia, que representa as conexões emocionais profundas entre as gerações. As pessoas nascem e morrem, mas o passado da família vive no presente.
Os Genogramas são lidos em ordem cronológica, da esquerda para a direita: o filho mais velho de uma família mais distante aparece à esquerda. Os homens são representados por quadrados, as mulheres por círculos. Quando as informações sobre a vida de uma pessoa é coletada, adicionadas ao diagrama básico e, sobre ela se faz uma reflexão, a vida adquire um novo entendimento e um novo significado.

inhttp://www.thebowencenter.org

Anúncios

Uma opinião sobre “A Família como Sistema

  1. André,

    Realmente é este um tema muito interessante. Nossas famílias são repletas de informações e impressões que nos influenciam a vida toda…Eu gostaria de conhecer mais este tema. Teria uma indicação de livros que pudesse me passar? Você trabalha com famílias?

    Christina Lúcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s